TCC (Graduação)

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 16
  • Imagem de Miniatura
    Monografia Acesso aberto
    Maturidade em gestão do conhecimento: análise da Coordenadoria de Administração e Suporte (CAD) do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí - CESFI.
    (2023) Dutra, Beatriz
    O presente estudo busca desenvolver a temática: Maturidade em Gestão do Conhecimento (GC) na Coordenação de Administração e Suporte (CAD) do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI), voltada à GC na Administração Pública e em Instituições de Ensino Superior (IES). Para isso, os colaboradores da CAD foram submetidos a um questionário, baseado no Instrumento para Avaliação em GC para a Administração Pública desenvolvida por Helou (2015) e os resultados se dispuseram em nove Dimensões previamente definidas. Além do uso da metodologia adotada para expor os resultados encontrados, buscou-se validá-los através de referenciais bibliográficos que trazem autores que discutem a mesma temática, em diálogo com contribuições tragas por líderes da coordenadoria, Diretor Geral do ano de 2022, ano referente a pesquisa e ao Diretor de Administração do ano de 2022 e ainda atual no cargo que foram submetidos a uma entrevista de caráter semiestruturada. A presente pesquisa permitiu evidenciar os Pontos Fortes e Oportunidades de Melhorias para cada Dimensão de análise, e ainda obter o nível de maturidade em GC da coordenadoria, que se encontra no nível 3 (consciente) de maturidade, o que seguindo os parâmetros desenvolvidos por Helou (2015), significa que há iniciativas de GC, mas ocorrem de maneira isolada. Desta forma, um dos aspectos observados ao concluir a pesquisa é a necessidade da formulação de indicadores de desempenho, tendo em vista que ausência destes pode acarretar à impossibilidade de avaliar as contribuições e iniciativas voltadas à GC.
  • Imagem de Miniatura
    Monografia Acesso aberto
    Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina: uma análise das discussões e tomadas de decisão na Covid-19.
    (2023) Teixeira, Arine
    O objetivo deste estudo consiste em analisar as discussões e tomadas de decisão realizadas pelo Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES/SC), durante o período de isolamento social provocado pela Pandemia da Covid-19. Com o intuito de alcançar tal propósito, conduziu-se uma análise dos padrões decisórios observados ao longo de dois anos dentro do CES/SC, levando em consideração as discussões e os atos administrativos emitidos o no intervalo compreendido entre março de 2020 e março de 2022. Vale destacar que o estudo se valeu da metodologia proposta por Lavalle, Voigt e Serafim (2016) e baseia-se na premissa de que a efetividade também se encontra no processo de construção de padrões decisórios e não somente nos impactos. A partir dessa análise, as discussões foram triadas e classificadas em cinco categorias distintas, a saber: Definição da Política, Fiscalização da Política, Gestão Administrativa, Autorregulação e Autogestão, e Regulação de Outras Instâncias. Este estudo, por sua vez, é descritivo, ancorado em uma abordagem qualitativa, e se apoia em pesquisa documental com respaldo bibliográfico. Dessa maneira, foi possível constatar que que o Conselho Estadual de Saúde de Santa Catarina (CES/SC) manteve uma média equilibrada de padrões decisórios no período pandêmico. Os resultados das discussões indicam de forma consistente uma maior atividade decisória na definição de políticas, seguida pela fiscalização de políticas e gestão administrativa.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Adoção de ferramentas para eficiência operacional no setor de contratos na aplicação de políticas públicas no SENAI/SC e SESI/SC
    (2024) Schreiner, Vanessa
    A utilização de recursos públicos por parte de empresas privadas tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de atividades que o Estado, de forma exclusiva, não teria condições de implementar com qualidade e com a mesma capilaridade, levando-se em consideração as necessidades específicas de determinados setores da economia, como a indústria. A criação de Entidades privadas, sem fins lucrativos, como o SESI e SENAI, viabiliza esse modelo de aplicação de recursos públicos e possibilita o atendimento de demandas específicas que esse setor possui. Porém, a aplicação de recursos públicos por organizações privadas implica na gestão, aplicação adequada, aderência às normas e transparência. Isso faz com que seja necessária uma adoção de processos eficientes, onde se possa aplicar métodos de gestão que mitiguem desperdícios, falhas no cumprimento de normas de contratações e gestão de terceiros. O presente trabalho tem como objetivo analisar como se dá a gestão de contratos firmados pelo SESI e SENAI, com base no critério de avaliação de políticas públicas da promoção de eficiência administrativa e de como ela contribui para garantir a conformidade de regras preestabelecidas pelos órgãos de controle e da gestão adequada dos recursos públicos aplicados para as atividades fim dessas Entidades. A base desse estudo são as avaliações de políticas públicas, com foco na avaliação in itinere, onde se pretende demonstrar, através de um estudo comparativos de indicadores de resultados de conformidade, que o acompanhamento e melhoria da eficiência operacional de processos da aplicação de políticas públicas, durante sua implementação, contribuem para a melhoria de indicadores de resultados na aplicação de recursos públicos. Essa análise é realizada, através de uma pesquisa qualitativa, demonstrando a comparação do percentual de atendimentos dentro das normas e conformidades exigidos, antes e depois da implantação da ferramenta Power BI, para acompanhamento dos atendimentos em andamento do setor de contratos dessas Entidades.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Comunicação organizacional no contexto de trabalho híbrido: o caso do CIASC
    (2024) Sabino, Nícolas Carminatti
    A partir de uma demanda relacionada aos problemas de comunicação organizacional apresentados no modelo de trabalho híbrido adotado pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), este trabalho teve como objetivo identificar e analisar a percepção dos trabalhadores e da gestão do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) sobre a comunicação organizacional no modelo vigente, para que os gestores possam propor melhores práticas e tomar decisões baseadas em dados. Foi realizada uma revisão teórica sobre os principais elementos que tangenciam o estudo, como o trabalho remoto, o teletrabalho e a comunicação organizacional. A abordagem metodológica foi definida como QUALI-quanti, tendo como técnica de coleta de dados: observação participante, aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada. Após a coleta de dados, foi realizada a análise temática, com base nos conceitos apresentados previamente na fundamentação teórica. Como resultado, foi possível comprovar que existem lacunas na organização quando o assunto é a comunicação no modelo de trabalho remoto e, numa postura de consultoria, foi apresentada uma proposta de intervenção e plano de possíveis melhorias, tais como: elaboração de manual de boas práticas para comunicação remota; seminário de socialização; grupo focal sobre dificuldades e também treinamentos específicos para os colaboradores da organização. Assim, este trabalho visa contribuir para com a organização, de modo que a sua comunicação organizacional e entre seus membros venha a ser cada vez mais clara e bem executada.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Metodologias ágeis: aplicação na auditoria interna de uma empresa do setor de energia
    (2024) Cardoso, Natália Dimis
    Este estudo descreve uma consultoria realizada em resposta às demandas da equipe de auditoria interna de uma empresa de energia. Diante da necessidade de aprimorar os processos de auditoria, tornou-se essencial buscar alternativas ao tradicional Modelo Cascata, que é caracterizado por etapas sequenciais e rígidas. O objetivo foi adotar metodologias que promovam maior colaboração, entrega contínua de valor e capacidade de resposta rápida às mudanças. Nesse contexto, foram conduzidas entrevistas não estruturadas, pesquisa bibliográfica e análise documental para identificar as melhores práticas. Além disso, um questionário foi elaborado para selecionar as metodologias mais adequadas às necessidades da equipe de auditoria interna. Como resultado, propôs-se a implementação conjunta das metodologias Scrum e Kanban para abordar os desafios identificados pela equipe.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Contratações públicas e improbidade administrativa: a responsabilização dos prefeitos por dolo genérico
    (2024) Machado, Marina Michels Ouriques
    A retidão de conduta dos prefeitos é uma temática que desperta grande interesse social e que pode gerar consequências jurídicas relevantes, com destaque para as questões envolvendo contratações públicas. A gravidade das punições que podem ser impostas caso constatada a prática de ato de improbidade administrativa, que incluem a imposição de multa, a perda do cargo público ocupado e a suspensão dos direitos políticos, reforça a necessidade de uma análise acurada da intenção do agente que pratica o ato tido como ímprobo para, a partir disso, verificar se o caso se amolda às hipóteses legais que ensejam sua punição com fundamento na Lei n. 8.429/1992. Nesse contexto, este trabalho tem como finalidade extrair dados dos acórdãos proferidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina no triênio 2015-2017, para contextualizar os atos que foram caracterizados como ímprobos e cometidos com dolo genérico por prefeitos catarinenses durante o trâmite de procedimentos envolvendo contratações públicas. A pesquisa foi realizada a partir da triangulação de informações, por meio da revisão bibliográfica e documental com os dados levantados diretamente da base informatizada de jurisprudência do Tribunal de Justiça Catarinense quando da análise dos acórdãos relacionados ao tema, para identificar quais casos tiveram ou poderiam ter desfechos diferentes em razão das alterações promovidas pelas Leis n. 13.655/2018 e 14.320/2021, especificamente no que concerne aos atos eivados de dolo genérico. O estudo permitiu, também, a identificação de questões a serem consideradas pelos gestores públicos para evitar a prática de atos ímprobos.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Co-construindo a governança urbana no diálogo entre comunidades e as universidades: a experiência da “jornada de questões urbanas” em Florianópolis
    (2024) Della Valle, Maria Luíza Lauxen
    A presente pesquisa tem como objetivo compreender a governança urbana de Florianópolis, a partir das ações promovidas pelos diversos atores mobilizados em torno das questões urbanas da cidade, enfatizando a interação entre as comunidades e as Universidades neste processo. O estudo envolveu um percurso de pesquisa ação que incluiu a (i) identificação dos atores que atuam nas diversas teias das questões urbanas na cidade, (ii) a co-construção de um diagnóstico participativo nos distritos e bairros de Florianópolis, com o levantamento de urgências, potências, demandas e prioridades, (iii) além do cruzamento dessas últimas com as principais ações de extensão das Universidades públicas do município: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). O estudo é fruto de um trabalho de iniciação científica que se insere no Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), desenvolvido no Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP), e foi construído a partir das metodologias de cartografia e etnografia de arenas públicas. Mais especificamente, resulta da articulação entre ensino, pesquisa e extensão por meio da Jornada de Questões Urbanas, realizada de maio de 2023 a junho de 2024, em parceria com o Fórum de Governança EcoSocial dos Bens Comuns de Florianópolis (Fórum Ecoar). Como resultados pode-se reconhecer as diversas “teias” que compõem a ecologia política de Florianópolis. Essas “teias” dizem respeito a modos bastante típicos e próximos de engajamento com a cidade, tendo cada teia uma narrativa singular de “projeto decidade”, bem como estratégias e ações concretas para colocá-lo em prática. Além disso, o trabalho identifica e analisa as urgências, potências, e prioridades dos diversos distritos de Florianópolis, co-construindo um diagnóstico participativo, o qual é cruzado com um mapeamento das ações de extensão correlatas às demandas, com vistas a possibilitar a coprodução de respostas coletivas que resultem de processos de investigação pública no encontro entre os saberes multidisciplinares e populares dos territórios e conhecimento científico construído nas Universidades.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Mapeamento do processo de contratação do serviço gov link na gerência comercial do centro de informática e automação do estado de Santa Catarina - CIAS
    (2024) Jandrey, Lucas Rodrigues
    Este trabalho de conclusão de curso obteve como objetivo mapear o processo atual da contratação de um serviço chamado Gov Link, oferecido pelo CIASC - Centro de Informática e Automação de Santa Catarina, processo que é administrado pela Gerência Comercial (GECOM), setor que foi realizado estágio. Além disso, o trabalho buscou também identificar oportunidades de aprimoramento no processo por meio da modelagem de processos. Com as informações internas obtidas e adequadas, foi identificado certos gargalos, junto a lentidão e burocracia, por parte de empresas credenciadas como a CELESC, que verificam a disponibilidade para utilização dos postes e aqui o processo pode ser totalmente interrompido. O congestionamento de assinaturas, seja por cargos comissionados ou falta de cobranças e alertas deixa o serviço prestado sem cobertura contratual. Utilizou-se neste trabalho o método científico de pesquisa classificada aplicada como abordagem qualitativa, realizado o mapeamento do processo ponta a ponta, baseado nas técnicas do Business Process Management (BPM), e modelagem com base no Business Process Modeling Notation (BPMN).
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    A sexualização do discurso político no cenário brasileiro: uma análise sobre sua influência no debate público
    (2024) Keiner, Karlan Yury
    O presente artigo pretende analisar como o elemento sexual e de gênero podem interferir no debate público brasileiro, especialmente nas últimas décadas com o desenvolvimento de pautas voltadas para o âmbito social, como os direitos sexuais e reprodutivos, as questões identitárias e as de saúde pública. O progresso e popularização de tais discussões revelam contrastes estruturais que acabam por contestar a ordem vigente, ameaçando papeis historicamente consolidados como o do homem provedor. Como reação à movimentação que busca a justiça social, agentes políticos que visam manter a ordem vigente e resguardar suas tradições tendem a lesar a capacidade de empatia entre os indivíduos, incorrendo em justificações para a repressão da liberdade, desmoralização de grupos minoritários e tratamentos degradantes. Essa problemática acaba sendo somada aos demais conflitos político-sociais que afetam o cotidiano da população, como a ansiedade econômica contemporânea, ocasionando tensões que causam desconforto na sociedade. Neste ínterim, o trabalho buscará entender a lógica política dos que apelam ao discurso voltado para a reação às pautas reformadoras, a fim de compreender as motivações de seus emissores, seu público-alvo e desdobramentos, utilizando de pesquisa bibliográfica, histórica e documental.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de estágio Acesso aberto
    Ensino e Extensão: uma análise longitudinal da prática de ensino associada à extensão
    (2023) Machado, Jeniffer Victoria Martins
    Este relatório apresenta os resultados da análise das atividades práticas de consultorias de procedimentos realizadas na disciplina de Teoria e Prática de Administração de Serviços Públicos (TEAP) frente ao currículo de formação do curso de administração pública da Esag/Udesc de 2007. A disciplina de TEAP integra a grade curricular do Curso de bacharelado em Administração Pública, desde a primeira grade curricular, em 2004. Localizada no eixo de formação profissional e componente curricular da oitava (última) fase do curso, têm por definição, devido a sua característica de integrar teoria e prática, natureza de curricularização da extensão. Nela são desenvolvidas atividades práticas de consultoria de procedimentos, desde 2008, em que são atendidas demandas do setor público, possibilitando aos estudantes vivenciar na prática, os problemas, dilemas e necessidades de aprimoramento da gestão pública ou resolução de problemas (FISCHER, et. al., 2015). Para sua realização os estudantes acessam conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas, em seu processo de formação. De outra parte, esta prática está integrada à extensão, por meio Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (LASP), primeiro programa de extensão do Curso de Administração Pública da Esag/Udesc (2004) e que com a nova política de extensão aprovada pela UDESC de curricularização da extensão (2023), surge o interesse em analisar quais são as disciplinas do currículo do bacharelado em Administração Pública da Esag/Udesc, que foram mais acessados para o atendimento das demandas apresentadas pelos órgãos públicos? E ao mesmo tempo, a partir desta análise, mostrar que a curricularização da extensão no curso de administração pública na Esag/Udesc, é uma prática constante, contínua, que está integrada à matriz curricular do curso desde o início de sua implantação. A análise é longitudinal, e abrange as consultorias realizadas na disciplina de TEAP de 2008 a 2023.