TCC (Graduação)
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Relatório de estágio Acesso aberto A realidade a as dificuldades na gestão e compliance desportivo no Brasil(2024) Klock, Felipe SerpaEste estudo é sobre como o esporte brasileiro é gerenciado. A gestão esportiva é como usar princípios de negócios para ajudar as organizações esportivas a atingirem seus objetivos. O estudo conta a história do esporte no Brasil, desde o início até os dias de hoje. Ele fala sobre como o futebol se popularizou e sobre as leis recentes, como a das Sociedades Anônimas de Futebol (SAF) de 2021. O esporte é importante para o desenvolvimento sustentável. Ele ajuda a promover o desenvolvimento e a paz, incentiva a tolerância e o respeito e dá poder a mulheres, jovens, indivíduos e comunidades. Apesar dos desafios, a gestão esportiva tem o potencial de contribuir muito para o avanço do esporte no país. O estudo também fala sobre o Compliance Esportivo no Brasil, que cada vez mais é usado e difundido no esporte brasileiro como um sistema que ajuda a controlar os riscos e orientar o comportamento das organizações. Se as organizações esportivas adotarem práticas de compliance, isso pode melhorar sua imagem, aumentar a confiança dos investidores e garantir que elas estejam seguindo as regras. Para entender melhor a importância da gestão, a pesquisa propõe uma análise dos modelos de gestão nos clubes brasileiros Flamengo e Corinthians. Isso vai ajudar a identificar e avaliar as estratégias de gestão que funcionaram para obter resultados esportivos e manter a saúde financeira dos clubes.Relatório de estágio Acesso aberto A sexualização do discurso político no cenário brasileiro: uma análise sobre sua influência no debate público(2024) Keiner, Karlan YuryO presente artigo pretende analisar como o elemento sexual e de gênero podem interferir no debate público brasileiro, especialmente nas últimas décadas com o desenvolvimento de pautas voltadas para o âmbito social, como os direitos sexuais e reprodutivos, as questões identitárias e as de saúde pública. O progresso e popularização de tais discussões revelam contrastes estruturais que acabam por contestar a ordem vigente, ameaçando papeis historicamente consolidados como o do homem provedor. Como reação à movimentação que busca a justiça social, agentes políticos que visam manter a ordem vigente e resguardar suas tradições tendem a lesar a capacidade de empatia entre os indivíduos, incorrendo em justificações para a repressão da liberdade, desmoralização de grupos minoritários e tratamentos degradantes. Essa problemática acaba sendo somada aos demais conflitos político-sociais que afetam o cotidiano da população, como a ansiedade econômica contemporânea, ocasionando tensões que causam desconforto na sociedade. Neste ínterim, o trabalho buscará entender a lógica política dos que apelam ao discurso voltado para a reação às pautas reformadoras, a fim de compreender as motivações de seus emissores, seu público-alvo e desdobramentos, utilizando de pesquisa bibliográfica, histórica e documental.Monografia Acesso aberto A transformação do setor bancário diante da inovação tecnológica e digitalização impulsionada pela pandemia covid-19(2022) Rossi, AlanaEsta pesquisa teve como objetivo analisar as mudanças ocorridas no setor financeiro nos últimos anos, devido a introdução tecnológica em seus meios de atuação, levando em consideração a aceleração de tais processos diante do cenário da pandemia Covid-19. Da mesma forma, foi possível trazer as mudanças no mercado com a entrada de startups financeiras (fintechs), que foi viável devido a evolução tecnológica e os estímulos estatais com mudanças regulamentadoras para a entrada de novos concorrentes no setor. Levando em consideração a forte mudança de atuação das empresas do ramo nos últimos anos, mostrou-se assim as mudanças de hábitos de consumo dos clientes diante da inovação tecnológica no setor financeiro, o qual teve forte migração para os meios digitais conforme os anos. Para exemplificar as transformações ocorridas, utilizou-se de dados reais de empresas do setor bancário, trazendo assim informações de uma fintech e de uma instituição tradicional. A relevância da pesquisa está na atualidade do tema e a importância que o sistema bancário e financeiro possui no sistema econômico atual.Relatório de estágio Acesso aberto Adoção de ferramentas para eficiência operacional no setor de contratos na aplicação de políticas públicas no SENAI/SC e SESI/SC(2024) Schreiner, VanessaA utilização de recursos públicos por parte de empresas privadas tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de atividades que o Estado, de forma exclusiva, não teria condições de implementar com qualidade e com a mesma capilaridade, levando-se em consideração as necessidades específicas de determinados setores da economia, como a indústria. A criação de Entidades privadas, sem fins lucrativos, como o SESI e SENAI, viabiliza esse modelo de aplicação de recursos públicos e possibilita o atendimento de demandas específicas que esse setor possui. Porém, a aplicação de recursos públicos por organizações privadas implica na gestão, aplicação adequada, aderência às normas e transparência. Isso faz com que seja necessária uma adoção de processos eficientes, onde se possa aplicar métodos de gestão que mitiguem desperdícios, falhas no cumprimento de normas de contratações e gestão de terceiros. O presente trabalho tem como objetivo analisar como se dá a gestão de contratos firmados pelo SESI e SENAI, com base no critério de avaliação de políticas públicas da promoção de eficiência administrativa e de como ela contribui para garantir a conformidade de regras preestabelecidas pelos órgãos de controle e da gestão adequada dos recursos públicos aplicados para as atividades fim dessas Entidades. A base desse estudo são as avaliações de políticas públicas, com foco na avaliação in itinere, onde se pretende demonstrar, através de um estudo comparativos de indicadores de resultados de conformidade, que o acompanhamento e melhoria da eficiência operacional de processos da aplicação de políticas públicas, durante sua implementação, contribuem para a melhoria de indicadores de resultados na aplicação de recursos públicos. Essa análise é realizada, através de uma pesquisa qualitativa, demonstrando a comparação do percentual de atendimentos dentro das normas e conformidades exigidos, antes e depois da implantação da ferramenta Power BI, para acompanhamento dos atendimentos em andamento do setor de contratos dessas Entidades.Monografia Acesso aberto Análise de viabilidade de um modelo de negócio de consultoria em psicologia para empresas de tecnologia(2023) Simon, Carolina SassoEste trabalho tem como tema a análise da viabilidade de um modelo de negócios para uma consultoria em psicologia, com foco no segmento de startups de tecnologia. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a viabilidade e validar o modelo de negócio proposto. Para atingir esse objetivo, foram utilizadas metodologias de pesquisa qualitativa, incluindo entrevistas com profissionais atuantes no ramo, além de conceitos da metodologia Lean Startup e Business Model Canvas. Essas abordagens permitiram ajustar o modelo e identificar as necessidades, angústias e prioridades do mercado, contribuindo para uma estruturação mais alinhada com a realidade e as demandas vigentes. Ao final deste trabalho, foi possível validar que o modelo de negócio é viável.Monografia Acesso aberto Análise dos impactos da resolução nº 4.656/2018, do banco central do Brasil: o acesso das micro, pequenas e médias empresas ao mercado de crédito(2020) Marin, Lucas ZoldanCom o avanço do uso da internet em diversas transações e operações financeiras, e a entrada de novas empresas digitais no mercado fez com que o surgimento das Fintechs transformasse a forma como pensamos no mercado de crédito dentro do Sistema Financeiro Nacional. Essa nova tecnologia buscou interligar investidores e tomadores de créditos em mercados, até então não avaliados por instituições bancárias convencionais, solucionando as informações imperfeitas das empresas e objetivando análises de perfil para concessão do crédito. Este estudo busca analisar as condições de oferta e de demanda de crédito no sistema financeiro brasileiro antes e depois da Resolução nº 4.656/2018, que regulamenta as plataformas eletrônicas de crédito voltadas às micro, pequenas e médias (MPM) empresas. Para tanto, os dados da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito, do BACEN, foram analisados por meio dos testes de quebra estrutural e do Modelo Diferenças em Diferenças. Os resultados mostram que é possível afirmar que a hipótese de que a regularização da oferta de crédito pelas fintechs tenha beneficiado a tomada de crédito para empresas de menor porte não se sustentou. Por outro lado, se não houve um beneficiamento direto às empresas de menor porte, é possível afirmar também, pelos resultados apresentados, que a Resolução 4.656/2018 influenciou positivamente as condições de crédito no sistema brasileiro.Monografia Acesso aberto Análise e comparação das métricas de riscos em um portfólio de ativos(2022) Alves, Lucius MonteblancoO desenvolvimento do Mercado de Capitais brasileiro ao longo dos últimos anos evidencia a solidificação do atual Sistema Financeiro Nacional, que além de agregar soluções para a pessoa física, atua na promoção ao crescimento das empresas. Considerando a importância desse mercado para o progresso econômico, uma vez que promove a realocação eficiente de recursos e o gerenciamento de riscos das atividades empresariais, este trabalho tem como objetivo identificar as métricas de riscos entre cada ativo e gerindo-as em um portfólio, como uma simulação real, utilizando VaR, ES, VcV, Markowitz, Monte Carlo, entre outras análises, desse modo, conseguiremos perceber a possibilidade de perda do portfólio, com base na sua volatilidade e entender as diferenças de cada métrica para os ativos e como são calculados.Monografia Acesso aberto Análise e otimização dos processos de vendas da empresa Ag Capital - auditoria aributária previdenciária, Florianópolis-Sc(2022) Souza, Leticia deO presente estudo teve como objetivo caracterizar e apontar os processos de venda da empresa AG - Capital, - Auditoria Tributária Previdenciária, para então sugerir formas de melhorias. O mercado está se consolidando como um ambiente cada vez mais desafiador para a atividade empresarial. Esse fato atende diversos nichos e negócios, obrigando os gestores a reestruturarem seus processos e objetivos. Os processos sintetizam as atividades de trabalho nas organizações administrativas, informando a direção, as ações e as rotinas pelas quais o trabalho deve ser organizado. Isso produz resultados duradouros, facilita a organização e agrega valor à instituição. O setor de vendas oferece aos clientes serviços de esclarecimento, orientação e pós-venda. Desta forma, torna-se evidente que o setor comercial exerce uma função importante para a sobrevivência da empresa. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, usando características exploratórias e explicativas, o método se adequou ao propósito da pesquisa, pois permitiu a construção de uma fundamentação teórica coerente. A Notação de Modelagem de Processos de Negócio (BPMN) foi utilizada para análise de mapeamento e modelagem. Dentre diveros softwares especializados, utilizou-se o Bizagi Process Modeler, o qual garantiu a compreensão, de forma simples, dos processos por meio de fluxogramas. Em relação ás sugestões de melhora, a partir dos resultados do mapeamento, foi possível perceber que a aplicação de novas ferramentas como o “Customer Success”, que nada mais é do que o sucesso do cliente pode tornar a gestão da empresa mais efetiva e eficiente. A necessidade de utilização de instrumentos gerenciais, técnicas e métodos para tomada de decisões são fundamentais para a competitividade das empresas e impõe aos empresários uma nova dinâmica. As empresas necessitam de uma área de controladoria e de ferramentas que possa dar suporte a este gerenciamento eficaz.Relatório de estágio Acesso aberto Análise e sugestões de posicionamento e estratégia de marca e de marketing da emresa Guapeco : plano de saúde para animais de estimação(2022) Rodrigues, Martha FrancinyA demanda por serviços focados na saúde e no bem-estar de animais de estimação vem crescendo ano após ano no Brasil. Com o aumento do zelo de tutores por seus pets a necessidade de planos de saúde para animais de estimação se tornou cada vez mais latente, levando ao surgimento das primeiras empresas nesse setor, as quais apresentam ao mercado soluções diferentes para um mesmo problema: diminuir os impactos financeiros que cuidados com a saúde e o bem-estar de animais de estimação podem trazer para o orçamento das famílias de seus tutores. O objetivo central do trabalho é analisar a atuação da empresa Guapeco - Plano de Saúde Para Animais de Estimação sob a perspectiva do posicionamento e estratégia de marca e marketing. Propõe-se, assim, realizar sugestões a respeito de como a empresa pode aprimorar seu posicionamento de marca e aumentar seu número de clientes ativos através de estratégias de marketing.Relatório de estágio Acesso aberto Aprimorando a gestão da satisfação dos clientes: um estudo de caso em empresa B2B de projetos ESG(2024) Jones, FloraEste trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa B2B de projetos ESG, com o objetivo de aprimorar a gestão da satisfação dos clientes, bem como o processo de coleta de feedbacks como um todo. Utilizou-se análise documental e entrevistas semiestruturadas, a fim de identificar as fragilidades do processo atual e compreender a percepção dos clientes sobre o mesmo. Com base nessas lacunas identificadas, foram delineadas intervenções destinadas a fortalecer a comunicação e o engajamento dos clientes. Isso inclui a implementação de processos personalizados, adaptados de acordo com o tipo de projeto e as particularidades de cada cliente, garantindo uma abordagem flexível e adaptada a cada contexto específico.Monografia Acesso aberto Aspectos que levam pessoas a serem escolhidas como lideranças(2022) Iankoski, BeatrizEste trabalho tem como intuito mostrar não apenas o que faz de uma pessoa uma boa liderança, mas também o que faz com que as pessoas à sua volta a sigam de maneira espontânea por confiarem e acreditarem em sua capacidade de guiar uma equipe ao sucesso. Foi procurado responder, por meio deste, quais as características admiráveis em líderes e que fazem com que as pessoas confiem neles; assim como compreender se existem fatores relacionados à postura e comunicação especificamente que sejam relevantes neste processo. Foram feitas pesquisas secundárias e também uma pesquisa qualitativa para encontrar essas respostas e, com isso, foram encontradas por volta de cinquenta características importantes para lideranças, as quais foram trazidas de maneira que as mais relevantes fossem destacadas. As características podem ser encontradas ao longo do texto e servem como base para líderes que querem desenvolver mais credibilidade. Da mesma maneira, o presente trabalho pode auxiliar em estudos posteriores, que tragam informações quantitativas a respeito do assunto ou que busquem aprofundar em tópicos específicos.Monografia Acesso aberto Canal do crédito e o voo para qualidade: uma análise das concessões de crédito no Brasil(2024) Araujo, Gustavo OliveiraO presente estudo busca avaliar a existência de voo para a qualidade na economia brasileira, isto é, o comportamento de instituições financeiras de reduzir as concessões de crédito aos tomadores mais vulneráveis à solvência, geralmente micro, pequenas e médias empresas (MPME) e, ao mesmo tempo, aumentar concessões de crédito às empresas de grande porte em momentos de aversão ao risco. Para tanto, utilizou-se dados de operações de crédito entre junho de 2012 a fevereiro de 2024, disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, e modelos VAR (Vetores Auto-Regressivos), com o objetivo de analisar o impacto de distúrbios em variáveis macroeconômicas, especialmente as relacionadas à política monetária, sobre as concessões de crédito para pessoas jurídicas, com segmentação das empresas de acordo com seu porte. Os resultados indicam que a política monetária e demais choques macroeconômicos não são indutores de voo para qualidade para grandes empresas. No entanto, observa-se significância estatística de choques sobre a taxa de juros real ex-post, taxas de juros de longo prazo e taxa de inflação sobre o comportamento das concessões para médias e grandes empresas.Relatório de estágio Acesso aberto Co-construindo a governança urbana no diálogo entre comunidades e as universidades: a experiência da “jornada de questões urbanas” em Florianópolis(2024) Della Valle, Maria Luíza LauxenA presente pesquisa tem como objetivo compreender a governança urbana de Florianópolis, a partir das ações promovidas pelos diversos atores mobilizados em torno das questões urbanas da cidade, enfatizando a interação entre as comunidades e as Universidades neste processo. O estudo envolveu um percurso de pesquisa ação que incluiu a (i) identificação dos atores que atuam nas diversas teias das questões urbanas na cidade, (ii) a co-construção de um diagnóstico participativo nos distritos e bairros de Florianópolis, com o levantamento de urgências, potências, demandas e prioridades, (iii) além do cruzamento dessas últimas com as principais ações de extensão das Universidades públicas do município: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). O estudo é fruto de um trabalho de iniciação científica que se insere no Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF), desenvolvido no Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP), e foi construído a partir das metodologias de cartografia e etnografia de arenas públicas. Mais especificamente, resulta da articulação entre ensino, pesquisa e extensão por meio da Jornada de Questões Urbanas, realizada de maio de 2023 a junho de 2024, em parceria com o Fórum de Governança EcoSocial dos Bens Comuns de Florianópolis (Fórum Ecoar). Como resultados pode-se reconhecer as diversas “teias” que compõem a ecologia política de Florianópolis. Essas “teias” dizem respeito a modos bastante típicos e próximos de engajamento com a cidade, tendo cada teia uma narrativa singular de “projeto decidade”, bem como estratégias e ações concretas para colocá-lo em prática. Além disso, o trabalho identifica e analisa as urgências, potências, e prioridades dos diversos distritos de Florianópolis, co-construindo um diagnóstico participativo, o qual é cruzado com um mapeamento das ações de extensão correlatas às demandas, com vistas a possibilitar a coprodução de respostas coletivas que resultem de processos de investigação pública no encontro entre os saberes multidisciplinares e populares dos territórios e conhecimento científico construído nas Universidades.Estudo de Caso Acesso aberto Como e por que as grandes empresas estão entrando no universo cripto através de NFT's e do Metaverso : Estudo de caso da Nike(2022) Tobler, Christian Marcel PaccolaEste trabalho apresenta uma análise e exibição das estratégias que as empresas estão utilizando para adentrar o universo cripto, assim como suas intenções e ações, especificamente relacionadas ao Metaverso e NFT’s. No intuito de expor e exemplificar melhor um caso concreto e real de uma empresa, foi feito um estudo de caso da Nike, a qual atualmente é uma das empresas mais engajadas nesse universo. Através do conteúdo levantado foi possível ter uma percepção maior de como as grandes empresas estão encarando esse desafio e possíveis futuros desdobramentos para seus planos.Relatório de estágio Acesso aberto Comunicação organizacional no contexto de trabalho híbrido: o caso do CIASC(2024) Sabino, Nícolas CarminattiA partir de uma demanda relacionada aos problemas de comunicação organizacional apresentados no modelo de trabalho híbrido adotado pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), este trabalho teve como objetivo identificar e analisar a percepção dos trabalhadores e da gestão do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) sobre a comunicação organizacional no modelo vigente, para que os gestores possam propor melhores práticas e tomar decisões baseadas em dados. Foi realizada uma revisão teórica sobre os principais elementos que tangenciam o estudo, como o trabalho remoto, o teletrabalho e a comunicação organizacional. A abordagem metodológica foi definida como QUALI-quanti, tendo como técnica de coleta de dados: observação participante, aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada. Após a coleta de dados, foi realizada a análise temática, com base nos conceitos apresentados previamente na fundamentação teórica. Como resultado, foi possível comprovar que existem lacunas na organização quando o assunto é a comunicação no modelo de trabalho remoto e, numa postura de consultoria, foi apresentada uma proposta de intervenção e plano de possíveis melhorias, tais como: elaboração de manual de boas práticas para comunicação remota; seminário de socialização; grupo focal sobre dificuldades e também treinamentos específicos para os colaboradores da organização. Assim, este trabalho visa contribuir para com a organização, de modo que a sua comunicação organizacional e entre seus membros venha a ser cada vez mais clara e bem executada.Relatório de estágio Acesso aberto Contratações públicas e improbidade administrativa: a responsabilização dos prefeitos por dolo genérico(2024) Machado, Marina Michels OuriquesA retidão de conduta dos prefeitos é uma temática que desperta grande interesse social e que pode gerar consequências jurídicas relevantes, com destaque para as questões envolvendo contratações públicas. A gravidade das punições que podem ser impostas caso constatada a prática de ato de improbidade administrativa, que incluem a imposição de multa, a perda do cargo público ocupado e a suspensão dos direitos políticos, reforça a necessidade de uma análise acurada da intenção do agente que pratica o ato tido como ímprobo para, a partir disso, verificar se o caso se amolda às hipóteses legais que ensejam sua punição com fundamento na Lei n. 8.429/1992. Nesse contexto, este trabalho tem como finalidade extrair dados dos acórdãos proferidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina no triênio 2015-2017, para contextualizar os atos que foram caracterizados como ímprobos e cometidos com dolo genérico por prefeitos catarinenses durante o trâmite de procedimentos envolvendo contratações públicas. A pesquisa foi realizada a partir da triangulação de informações, por meio da revisão bibliográfica e documental com os dados levantados diretamente da base informatizada de jurisprudência do Tribunal de Justiça Catarinense quando da análise dos acórdãos relacionados ao tema, para identificar quais casos tiveram ou poderiam ter desfechos diferentes em razão das alterações promovidas pelas Leis n. 13.655/2018 e 14.320/2021, especificamente no que concerne aos atos eivados de dolo genérico. O estudo permitiu, também, a identificação de questões a serem consideradas pelos gestores públicos para evitar a prática de atos ímprobos.Relatório de estágio Acesso aberto Desafios da importação para a zona franca de Manaus em tempos de secas no rio amazonas: o caso de uma empresa de tecnologia(2024) Rosa, Emilly Dos SantosEste trabalho analisa os desafios logísticos enfrentados pela Intelbras na Zona Franca de Manaus durante os períodos de seca no Rio Negro. A pesquisa identificou a falta de planejamento estratégico como um fator crítico que agrava os impactos negativos nas operações logísticas da empresa. A ausência de um plano de contingência adequado resultou em atrasos significativos e aumentos nos custos operacionais, principalmente devido à necessidade de utilizar transporte aéreo para assegurar o abastecimento de itens críticos. Para mitigar esses riscos, foram propostas intervenções como a antecipação de cargas, a construção gradual de estoques e a melhoria na gestão de recebimento. Essas estratégias visam aumentar a eficiência logística e fortalecer a resiliência da Intelbras diante das adversidades naturais. Além disso, foi destacada a importância de um alinhamento interno robusto entre as áreas de suprimentos, vendas e planejamento para garantir que toda a empresa esteja preparada para lidar com os desafios logísticos impostos pela seca. A implementação dessas estratégias promoverá uma maior estabilidade na produção, assegurando a competitividade da Intelbras no mercado e contribuindo para a satisfação dos clientes através do cumprimento dos prazos de entrega. Este estudo serve como um ponto de partida para futuras pesquisas e para a aplicação prática em outras empresas que enfrentam desafios semelhantes na região Amazônica, contribuindo para o desenvolvimento de práticas logísticas mais eficientes e resilientes.Relatório de estágio Acesso aberto Desenvolvimento de um guia a partir do mapeamento de boas práticas contidas na LGPD sobre coleta e uso dos dados pessoais(2024) Martins, Guilherme CruzA proteção de dados pessoais tornou-se uma preocupação crítica em um mundo cada vez mais digitalizado. Com o avanço da tecnologia e a crescente quantidade de informações pessoais armazenadas, é vital que as organizações adotem práticas responsáveis para coletar e usar dados pessoais. Este trabalho de conclusão de curso aborda o desenvolvimento de um guia de boas práticas para a empresa ABC, a qual trabalha com desenvolvimento de software jurídico, fornecendo conceitos destacados na Lei Geral de Proteção de Dados, bem como sugestões de melhorias para a empresa nessa questão de dados pessoais, baseando-se na lei e nas atuais práticas contidas na empresa. Após o desenvolvimento do guia, este foi fornecido aos gestores da empresa para que os mesmo o avaliassem. Portanto foi desenvolvida também um questionário via google forms para identificação da viabilidade de implementação, por parte da empresa, das sugestões propostas pelo guia. Como resultado foi identificado que a empresa entende da importância da Lei Geral de Proteção de Dados e que as sugestões propostas pelo guia são viáveis de serem implementadas, não somente pela empresa ABC, mas também por qualquer empresa desenvolvedora de software.Monografia Acesso aberto Dropshipping e e-commerce : tendências, oportunidades e desafios para o futuro(2023) Moraes, Richard Müller deO presente trabalho aborda o mercado de e-commerce com dropshipping, um modelo de negócio que tem experimentado um crescimento significativo globalmente e também no Brasil. Esse modelo oferece eficiência e redução de custos na entrega de produtos aos clientes. O mercado de dropshipping atingiu cifras impressionantes em 2020, e a tendência é de um crescimento ainda maior nos próximos anos. No entanto, com a crescente competição nesse mercado, as empresas enfrentam desafios para se destacarem. Para isso, é fundamental focar na expansão nacional e global, personalização da experiência do cliente, gestão de estoque e logística eficientes, além de investir em tecnologia, automação e marketing digital. A gestão do relacionamento com fornecedores também é um aspecto crucial para garantir a qualidade dos produtos e a satisfação dos clientes. Nesse contexto, as empresas precisam estar atualizadas com as tendências do mercado e buscar constantemente inovação e diferenciação. O mercado de e-commerce com dropshipping oferece oportunidades e desafios, e o sucesso no setor requer uma abordagem estratégica e adaptativa. Com a devida atenção aos aspectos mencionados, as empresas têm a chance de aproveitar o potencial de crescimento desse mercado em constante evolução.Plano de Negócios Acesso aberto Elaboração de um posicionamento para a marca de cosmético Mousse de Maracujá(2023) Klafke, Clara MussiO presente trabalho tem como objetivo elaborar um posicionamento competitivo para a marca Mousse de Maracujá, dada a robustez do mercado de cosméticos e a acirrada concorrência. Para atingir o objetivo geral, foram estabelecidas finalidades específicas com foco no mapeamento do público e suas motivações, assim como nos concorrentes, na busca por um diferencial. Através da revisão de literatura sobre posicionamento, marcas fortes e emocionais e sobre o mercado de cosméticos, foi possível obter embasamento teórico e insights que direcionaram as pesquisas subsequentes. Adotou-se como metodologia uma pesquisa de natureza qualitativa por entrevista e outra, contendo a mesma natureza, com base em levantamentos documentais. Os resultados indicaram a forte tendência do skincare¹ e dos benefícios sensoriais atrelados a ele, o que despertou na Mousse de Maracujá a vontade de posicionar-se como marca de skincare1 com cor, atendendo um público predominantemente feminino entre 20 e 30 anos, que valoriza a eficácia, multifuncionalidade e sustentabilidade. O posicionamento da marca será baseado em dois pilares: atributo e benefício dado ao diferencial de aliar os benefícios sensoriais, a exemplo de frescor, a um cosmético com pigmento, e na parte emocional, na intenção de estabelecer uma conexão profunda e duradoura com o consumidor. Dessa forma, visto a contemplação do objetivo geral, o trabalho obteve êxito e será de grande relevância para o crescimento e sucesso da Mousse de Maracujá.
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