Centro de Artes, Design e Moda (Ceart)
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Dissertação Acesso aberto A linha de baixo nos ritmos do sul do Brasil: proposições práticas, teóricas e suas aplicações no contrabaixo(2024) Pasquali, Matheus MesquitaO presente trabalho traz a proposta da aplicação do contrabaixo e a de fazer uma análise das linhas de baixo no gênero da milonga e de alguns ritmos similares, como o rasguido doble, a chamarra e o chamamé, originários da fusão e das diversas influências comuns entre os países da América do Sul e característicos na região sul do Brasil, levando em conta não única e exclusivamente o quesito prático para a obtenção de uma sonoridade autêntica, moderna e coesa mas também os quesitos conceituais por trás dos gêneros, que dialogam com os conceitos de clave e rítmica aditiva. Será feita uma análise considerando que algumas das claves são exatamente as mesmas usadas em outros estilos musicais como o baião e o carimbó, remontando a um possível antepassado africano. As transcrições de algumas obras do repertório sulino serão utilizadas para corroborar as conclusões levantadas, bem como entrevistas com alguns músicos atuantes da cena musical em questão.Dissertação Acesso aberto “A Memória Pode Morrer?”: (auto)biografia em processos de drama em sala de aula(2024) Lopes, Giovanna LemosEste trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas para o curso de Mestrado. O estudo tem como tema a investigação da (auto)biografia feita por crianças em processos de Drama na sala de aula. O objetivo é investigar a (auto)biografia feita por crianças em processos de Drama. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa-participante e essa foi desenvolvida em duas escolas municipais de Florianópolis, com uma turma de primeiro ano e duas de terceiros anos do Ensino Fundamental. Como aporte teórico para o conceito de (auto)biografia, os estudos de Passeggi, Delory Momberger e Hartmann são fundamentais à pesquisa, alicerçada, ainda, por Girardello e o incentivo à escuta das histórias contadas por crianças. Junto a isso, relaciona a abordagem do Drama e pesquisadoras como Heathcote, Cabral e Pereira. O trabalho apresenta o contexto da (auto)biografia em Educação no Brasil e demonstra características de uma pesquisa (auto)biográfica com crianças, recurso que reconhece como mais uma possibilidade em processos de criação teatral em sala de aula. Defende, também, a apropriação de si como parte fundamental do desenvolvimento das experimentações teatrais com as crianças.Tese Acesso aberto A prática e o circuito musical das companhias líricas entre 1850 e 1880: na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de desterro (SC) e do Rio Grande (RS)(2024) Meneses, Marcele Pedrotti DutraA investigação visa compreender a circulação e a prática musical das companhias líricas entre 1850 e 1880, no contexto do projeto civilizatório existente no século XIX, na rota das cidades do Rio de Janeiro, Desterro e Rio Grande. A pesquisa é de caráter documental e utiliza como fonte os jornais da época, que são um meio comunicação do cotidiano com notícias sobre as atividades culturais e políticas, que carregam questões ideológicas. No Brasil, durante a segunda metade do século XIX, existia um circuito de companhias líricas que se deslocavam em navios a vapor e paquetes pela costa marítima e desembarcavam em diversos portos do país. As apresentações eram realizadas em teatros, que no Segundo Império (1840-1889) eram considerados espaços de civilidade dentro dos moldes europeus, em termos do processo civilizatório. A relação do teatro lírico e o processo civilizatório no século XIX é refletida a partir de conceitos sobre o comportamento, normas de conduta, controle e organização social do autor Norbert Elias (1994; 2001), tópicos que são utilizados para se compreender a centralização no gosto do Imperador e da Corte durante o Segundo Império. Assuntos encontrados durante a passagem dessas formações nas cidades pesquisadas foram discutidos, como: gestão da companhia, a venda dos ingressos, repertório, recepção e gosto musical, e as crônicas serão tratadas a partir do conceito da pragmática do gosto de Antoine Hennion (2011). A relação dos músicos locais/residentes com o circuito musical também foi abordada, tendo em vista o repertório executado e sua atuação como artista na cidade. O conceito de circuito parte da ideia de Vermes (2016) para a contextualização sobre os elementos que são delineados a partir dele. O circuito musical foi considerado nesta pesquisa como indústria, comércio e arte, e seu estudo permite compreender as conexões artísticas, culturais, políticas e as interligações entre as cidades em questão.Dissertação Acesso aberto A segunda Eva: imbricações e trajetórias de uma drag queen no teatro(2023) Hostert, Fábio LuísEste trabalho aborda a arte drag a partir de minha experiência com a drag queen Eva Pepper, buscando fricções teóricas que a suportem e também problematizem os espaços de ação desta persona nas relações com a arte drag e teatro, no contexto do trabalho de um ator de um grupo teatral, a Cia Carona, com 28 anos de existência, e assim, buscar quais mudanças esse encontro possibilita e/ou até obriga, nessas trajetórias. Lanço mão de uma escrita performativa e teatral com a presença da voz de Eva, sem medo da linguagem informal e dos chavões que aparecem com a drag queen, assim, atravessando a criação, os lugares de ocupação, a desconstrução pessoal e social cisheteronormativas, formações junto da Cia Carona e sua extensão até o processo de criação da obra teatral A Segunda Eva (2020), procurando expor as relações de mudança entre modos de linguagem e produção a partir deste encontro da drag com o grupo, bem como pessoais. Este estudo partirá, principalmente, da fricção das minhas vivências e práticas artísticas em diálogo com autores como Magali Moser (2021), Richardo Machado (2021) e Sabrina de Moura (2022), onde abordarei questões sobre nosso território: Blumenau-SC; também com pensadores dos grupos teatrais Periplo, Compañia Teatral (1997) da Argentina e Lume Teatro (2001, 2006), bem como Maria Brígida de Miranda(2021); Ileana Dieguez Caballero (2010 e 2011), Dodi Leal (2020) e Daiane Dordete (2015) com foco na teatralidade e performatividade; e também Paul B. Preciado (2014) e Guacia Louro (2001, 2004), com foco nas questões sociais com a comunidade LGBTQIAPN+. Esta pesquisa, para além da influência direta sobre meu trabalho prático, busca gerar visibilidade destes processos e a criação de conteúdo a partir da vivência do universo drag queen, que não é nova, porém está muito à margem de práticas e criações teatrais mais difundidas.Dissertação Acesso aberto Contribuições para o fazer tridimensional nas aulas de arte dos anos iniciais do ensino fundamental(2024) Freitag, Ester Meister KoA partir das reflexões sobre os desafios encontrados na prática docente como professora de artes visuais da escola pública, investiga-se como a tridimensionalidade, práticas da expressão artística de modelagem com argila e a cerâmica podem ser levadas para sala de aula e contribuir para o ensino desenvolvente de arte nas turmas de primeiros anos do Ensino Fundamental. A fundamentação teórico-metodológica pauta-se na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural, visando melhor compreender como se dá o desenvolvimento psíquico das crianças e como isso pode contribuir na organização do trabalho pedagógico do ensino de arte, situando os questionamentos do que e como ensinar a partir da teoria da atividade-guia da escola russa de psicologia de Vigotski. Assim, lecionando para turmas de primeiros anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escola pública, elaboro, experimento e apresento uma proposta de sequência didática com foco no fazer tridimensional, que parte da modelagem em argila e ruma a cerâmica. A análise da minha experiência na prática docente apresentada embasa a elaboração de preceitos que possam nutrir professoras e professores na empreitada do fazer tridimensional nas aulas de artes visuais para os primeiros anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Dissertação Acesso aberto Debaixo das saias de Yonara, Inês e Julia: reflexões feministas de uma atriz revirada sobre suas personagens no teatro de rua(2024) Marques, YoanaraA presente pesquisa tem como tema a atuação feminina no teatro de rua, ao observar as técnicas encontradas pela pesquisadora no enfrentamento de diferentes formas de dominação masculina no espaço público. A análise tem como objeto a experiência da autora desta dissertação como atriz, produtora e diretora no grupo teatral Cirquinho do Revirado – ou Teatro Revirado -, há três décadas. O foco recai na influência da prática cênica na rua sobre o modo como mulheres atrizes movem seu mundo e seu teatro para transformar suas relações com suas personagens e seu grupo teatral. Para isso, evoca algumas perspectivas sobre o corpo grotesco, que contribuem para a hipótese de que a estética do grotesco pode contribuir com o embate feminista contra mecanismos de dominação masculina no espaço público do teatro de rua. Nisso, a experiência da atriz pesquisadora com duas de suas personagens torna-se um laboratório de produção de conhecimento, tendo como referência teórica: estudos feministas (Bairros, 1995; hooks, 2021, 2023), estudos teatrais feministas (Miranda, 2008; Romano, 2009; Lima, 2009) e teorias do grotesco (Alvarez, 2006; Bakhtin, 2002).Tese Acesso aberto Do motivo à linha originária: autonomia da arte musical na obra de Heinrich Schenker(2024) Nabuco, Ivan GonçalvesA pesquisa tematiza o problema da consistência do discurso musical. Trata-se, nesse sentido, em linhas bastante gerais, do problema do conteúdo musical, isto é, da unidade, da coerência deste conteúdo, e, consequentemente, da condição artística da música – portanto, de um problema que pode ser colocado nos termos de uma autonomia da arte musical. O texto se concentra mais especificamente sobre o modo como o musicólogo Heinrich Schenker (1868-1935) aborda o problema, particularmente na obra Novas Teorias e Fantasias Musicais (Neue Musikalische Theorien und Phantasien). A questão do estatuto artístico da música funciona, nesse sentido, como fio condutor para uma caracterização desta obra segundo a sua pretensão em realizar uma abordagem da música como arte. Questão fundamental de uma estética musical ou de uma filosofia da música, mas também – de acordo com Schenker – de uma teoria musical, o problema da condição artística da música é considerado a partir da tese hanslickiana da identidade entre forma e conteúdo enquanto elemento característico da música em comparação com outras formas de arte. Para tanto, procura-se primeiramente problematizar a noção de uma autonomia da arte em geral segundo seus fundamentos filosóficos a partir de Kant como modo de acesso à questão de uma autonomia da arte musical em particular. A compreensão de tal identidade (entre forma e conteúdo) como caráter distintivo da música funda-se, em Hanslick e, inicialmente, também em Schenker, sobre a identificação do motivo como o conteúdo especificamente musical. E, justamente por conta de tal identificação, como o elemento capaz de, garantindo um conteúdo para a música, torná-la “verdadeira arte” (wirkliche Kunst). A discussão a respeito de uma autonomia da arte musical conduz, nesse sentido, a uma consideração panorâmica de obra de Schenker – das continuidades e descontinuidades dentro desta obra, representada essencialmente pelo reconhecimento de uma insuficiência do motivo na determinação da coerência (portanto, do conteúdo) musical, e da necessidade de outro conceito, capaz de determinar a continuidade inteligível do discurso: a linha originária (Urlinie) e o contraponto originário (Ursatz). Trata-se, nesse sentido, de uma problematização acerca da inteligibilidade do discurso musical, mas também acerca da coerência interna da obra de Schenker. A caracterização desta obra, de um modo geral, enquanto o esforço pela realização de uma determinação dos princípios artísticos da música encontra ainda na doutrina kantiana do gênio um fundamento para algumas questões relevantes da obra de Schenker (como, por exemplo, a necessidade de algo como o gráfico analítico), e para a sua retórica de um modo geral. A apreensão de questões fundamentais da teoria musical a partir da estética (filosofia) é justificada, por fim, pela imbricação de tais questões (musicais e filosóficas) a partir de uma reflexão, típica da modernidade, do problema da arte (e da sua autonomia) como fundamento para o surgimento de estéticas particulares, e da própria estética musical.Tese Acesso aberto Documentos de cena na experiência da Companhia Ortaet de teatro: laboratório de teatro documentário para o espetáculo Chorume(2024) Lopes, Cleilson QueirozEsta tese de doutorado reflete sobre a concepção do espetáculo de Teatro Documentário Chorume da Companhia Ortaet de Teatro, localizada no interior do estado do Ceará, na cidade de Iguatu-Ce, a partir dos lugares que ocupo no grupo como artista-pesquisador e proponente do projeto. O espetáculo estreou no ano de 2021 e mantém-se em circulação atualmente. A Companhia Ortaet foi fundada em 1999, sendo um dos grupos mais antigos e resistentes do estado do Ceará, construindo ao longo de duas décadas uma história de produção, formação de artistas e de plateia. O projeto Chorume aprofunda-se no campo do “Teatro Documentário” a partir do lixão a céu aberto da cidade de Iguatu e do bairro Chapadinha, que o margeia. A Chapadinha é um dos bairros mais pobres e mais afetados pelas consequências do lixão, além de ser o local de residência da maior parte dos/as catadores/as que neste processo são artistas criadores/as. O projeto foi contemplado no laboratório Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar no ano de 2020 e ter realizado o laboratório em meio a uma pandemia é uma das questões aqui debatidas. Reflito sobre a elaboração do espetáculo para os meios virtual e presencial a partir da experiência no Porto Iracema das artes e do próprio grupo. As questões teóricas sobre “Documentos Históricos” e “Teatro Documentário” são relevantes para esta elaboração, bem como a pesquisa do processo criativo e de campo. A percepção, narrativas e sensações dos/as artistas-criadores/as da Chapadinha sobre o espaço do lixão é um dos pontos centrais da tese, num processo que assume a relação direta entre artistas da companhia Ortaet e artistas-criadores/as da Chapadinha, por meio de ações estéticas no local, oficinas de teatro e o processo de montagem do espetáculo Chorume. Como metodologia, pauto-me no conceito de “genética teatral”, a partir dos pesquisadores/as de teatro Grésillon, Mervant-Roux, Budor (2013) e da pesquisadora Silvia Fernandes (2013). A metodologia a meu ver contempla o meu percurso e pesquisa dentro da Companhia Ortaet, como artista envolvido no processo de montagem e investigando os mais diversos documentos, que são artigos de jornais, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, conversas com os/as catadores/as do lixão de Iguatu e observações pessoais. Os documentos, fotografias e análises são disparadores de cenas possíveis. O debate sobre o teatro no Nordeste, no Ceará e no Iguatu auxilia na compreensão do nosso lugar enquanto grupo de teatro no interior. Como hipótese, trarei os primeiros apontamentos sobre o que chamo de “Documento de Cena”, proponho que uma peça de “Teatro Documentário” desconstrói estereótipos do fazer teatral atribuído ao Nordeste historicamente, bem como a montagem de uma peça com a temática do consumo e o descarte pode ser um instrumento que proporciona o debate e a transformação do espaço do lixão, produzindo condições simbólicas e materiais de olhar para aquela comunidade de maneira diferente.Dissertação Acesso aberto Entre crônicas e detalhes: Pedro Weingärtner na coleção Collaço Paulo(2024) Aquino, CamillaEsta dissertação se propõe a investigar os detalhes, os aspectos humanos e linguagem visual das seis pinturas de gênero do artista gaúcho Pedro Weingärtner (1853-1929) na coleção Collaço Paulo, em Florianópolis, a saber: Os revolucionários (1893), A hora do milho (s.d.), Passarinheiro (1893), A nova estrela (1896), Sem título (1899) e Ensacando arroz (1913). A pesquisa é pertinente ao trazer luz sobre a obra de um pintor que possui uma significativa fortuna crítica, mas com lacunas nos estudos acerca de seus dados biográficos e contexto. Além disso, há muitas de suas criações em coleções particulares, de modo que a criação do Instituto Collaço Paulo permitiu o acesso às obras da coleção e um estudo mais aprofundado das mesmas, a partir de um viés das Artes Visuais, e não da História, como é o caso de grande parte das produções acadêmicas sobre o pintor. Desta forma, deseja-se responder: Quais aspectos da poética de Pedro Weingärtner podem ser observados nas obras da coleção Collaço Paulo? A principal hipótese é de que há, de fato, uma poética – conforme conceito de Luigi Pareyson (1918-1991) – que se manifesta por meio das obras da coleção Collaço Paulo, reveladas através da análise de sua linguagem visual, dos detalhes e de aspectos relativos ao contexto em que as obras foram produzidas, principalmente em relação às cenas de costume. A fim de responder à problemática, os objetivos são: investigar as seis obras de costumes de Pedro Weingärtner em uma tentativa de compreender elementos da sua poética que se destacam, comparando-os com outras obras do artista; apresentar dados biográficos sobre Weingärtner e seu contexto, bem como um panorama sobre a pintura de gênero, sobre o movimento realista e a tendência naturalista, dos quais se aproxima; compreender como o artista apresentou os ideais de seu tempo nas seis telas da coleção Collaço Paulo; destacar aspectos importantes, realizando uma análise a partir dos detalhes das obras. A dissertação foi realizada através de pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e exploratória, além de fazer uso de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa em acervos e coleções que contêm telas do artista.Dissertação Acesso aberto Guia para a concepção e construção de calçados da linha festa feminina(2024) Melo, Sther FerreiraO setor calçadista brasileiro se destaca no mercado nacional e internacional, cujas empresas são muito heterogêneas quanto aos processos criativos, produtivos e ao estágio tecnológico. Os setores de criação e construção de produtos do setor calçadista podem aplicar em seus processos as metodologias projetuais, escolhendo aquelas que melhor se adaptarem aos desejos dos seus consumidores, levando em consideração a necessidade de observar os aspectos ergonômicos e antropométricos, oriundos do estudo anatômico dos pés. O objetivo da pesquisa é propor um guia para a concepção e construção de calçados da linha festa feminina voltado a micro e pequenas empresas do setor calçadista. A pesquisa conta com a parceria da empresa Leonor Shoes, que produz calçados da linha feminina, localizada na Região da Grande Florianópolis, SC. Justifica se a relevância da pesquisa tendo em vista que as metodologias projetuais indicadas têm como foco principal atender os usuários. Por isso, nas etapas iniciais, faz-se a identificação do problema de pesquisa com o público-alvo, envolvendo as tendências de comportamento de consumo. A pesquisa de campo junto aos consumidores é importante para detectar a demanda de consumo. Neste caso, destaca-se como fundamental conhecer o comportamento de consumo das mulheres relacionado à compra de calçados. É essencial conhecer suas expectativas, anseios, necessidades, a relação social, o meio ambiente onde vivem e trabalham, e o tipo de calçado que desejam usar para cada ocasião. Classifica-se a pesquisa como sendo de natureza aplicada, qualitativa quanto ao problema e descritiva em relação ao objetivo. Os procedimentos técnicos para a coleta de dados contemplaram a pesquisa bibliográfica, entrevistas e a aplicação de questionários. Na interpretação dos resultados da pesquisa de campo, aplicou-se a análise qualitativa dos dados. Os resultados revelaram que 41,8% das mulheres preferem saltos baixos nos calçados, 60,4% investem em torno de 300 reais por mês em calçados da linha festa, priorizando na compra o preço, o conforto e a beleza. 40% utilizam os calçados de festa em casamentos, 77% costumam comprar as novidades lançadas para festas, 73% indicaram preferência por sapatos com tiras, 44,2% preferem biqueiras quadradas, 64,8% dão preferência a calçados abertos no calcanhar, sendo 82,45% optando por calçados abertos em geral. Quanto ao tipo de salto, 36,2% indicaram preferência pelo salto agulha, 33,7% por sandálias altas e 54,9% das consumidoras preferem calçados de couro. Como resultado final, apresenta-se uma etapa de pesquisa aplicada detalhada para sapatos de festa, com o objetivo de exemplificar a relação de troca de informações com o cliente final e reforçar a quantidade de informações obtidas que resultam em um produto mais assertivo. No entanto, apenas com esses resultados, seria vago transformá-los em um método. Por esse motivo, o guia foi ampliado para descrever as principais etapas para a concepção de uma coleção de calçados, com o cliente centralizado na estratégia de coleção. A entrega deste trabalho é um método para a concepção e construção de calçados, detalhando cada etapa desde a Identificação do Problema, passando pelas etapas da pesquisa, coleta de dados, análise de dados ergonômicos, estudo dos concorrentes, seleção de alternativas até chegar na concepção do produto, do guia, destacando as análises das varejistas interna e externa que fazem parte da imersão em pesquisas e resultados até o desenvolvimento do produto. O convite deste método é centralizar o cliente durante todo o processo e manter a interação com ele.Dissertação Acesso aberto Manutenção e recuperação de peças de vestuário coloridas naturalmente: guia ilustrado de cuidados(2024) Santos, Cristine SilvaA indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo, ficando atrás apenas da petrolífera, de acordo com artigo publicado na Rádioagência (2022). Nesta dissertação, o recorte será referente aos danos causados pelo uso dos corantes sintéticos utilizados para conferir cor aos tecidos. Os corantes sintéticos por natureza são tóxicos, poluentes, carcinogênicos e alergênicos. Essas substâncias são classificadas como poluentes emergentes, pois não fazem parte de programas de monitoramento nem estão contempladas em legislação relacionada à qualidade ambiental, sendo introduzidas constantemente no meio ambiente. Quando essas substâncias não são tratadas no fim da etapa de tingimento, geram um grande impacto de degradação ambiental afetando todo o ciclo de vida humana, não humana e os ecossistemas. Quando o efluente é tratado, o que geralmente tem alto custo, as águas não retornem aos seus receptores em seu estado de maior pureza. Já os corantes naturais, são biodegradáveis, atóxicos e não carcinogênicos. O objetivo desta dissertação, é desenvolver um guia ilustrado de cuidados e possibilidades para manutenção e recuperação de peças de vestuário coloridas naturalmente. Este objetivo visa atender o problema enfrentado pela empresa Villa Dharma, que atua de forma autoral, com peças de vestuário atemporais em algodão orgânico tingido naturalmente. Após as primeiras vendas do produto, foi constatado pela empresária, por meio de retorno obtido por parte de seus clientes, que a grande maioria desconhece quais os cuidados que se deve ter com peças tingidas com corantes naturais para maior longevidade da cor na peça. Classifica-se a pesquisa como sendo de natureza aplicada, em relação ao problema de pesquisa qualitativa e quanto ao seu objetivo como pesquisa descritiva. Os procedimentos técnicos para a coleta de dados contemplam: a Pesquisa Bibliográfica; Apresentação da empresa; Elaboração de um guia ilustrado de cuidados e possibilidades para manutenção e recuperação de peças de vestuário coloridas naturalmente. À medida que o empreendimento avança na busca por processos mais sustentáveis, almeja-se a criação do guia ilustrado abrangente para orientar sobre a preservação, recuperação e cuidados adequados para peças de vestuário tingidas de forma natural, melhorando a sua longevidade e conservação.Tese Acesso aberto Micropoéticas de mulheres no teatro de animação(2024) Viana, Joana VieiraEsta pesquisa tem como tema principal, as mulheres no teatro de animação brasileiro atual e tem como objetivo entender de que forma as questões de gênero, vivenciadas pela pesquisadora e artistas selecionadas, estão entrelaçadas em suas obras artísticas. Investiga os percursos históricos das mulheres no Brasil e como suas lutas por igualdade de direitos sociais vêm ganhando espaço nos últimos tempos, principalmente com a formação de redes de afeto e apoio. A metodologia apoia-se na teoria crítica feminista e quanto à abordagem, é qualitativa e quantitativa, com objetivo exploratório e descritivo. Para tanto, estabelece: 1) revisão bibliográfica, com ênfase no tema; 2) acompanhamento das ações da Rede de Bonequeiras Brasileiras; 3) mapeamento das bonequeiras brasileiras por meio de questionário on-line, traçando perfis quantitativos relativos a marcadores sociais (idade, cor, classe, gênero e localidade onde atuam); 4) seleção e análise de dois espetáculos, uma passagem (cena) e três vídeos-poesia de teatro de animação; 5) realização de entrevistas e conversas com as artistas; e 6) a busca por uma poética própria, entrelaçando vivências pessoais, criações artísticas e escrita performativa.Dissertação Acesso aberto Na garupa de Juarez Machado: um transitar pelos aspectos fundamentais da obra do artista(2024) Machado, KatianaA bicicleta é o elemento visual que guia o percurso desta dissertação, cujo tema é a obra do artista Joinvilense Juarez Machado, que apesar da notoriedade nacional, tem recebido pouca atenção em estudos acadêmicos. O objetivo é demonstrar como Machado incorpora referências e técnicas da história da arte em sua produção, revelando nuances de sua jornada artística ao longo do tempo, por meio da abordagem de aspectos fundamentais de sua obra: a iconografia da bicicleta; o gênero do autorretrato e o ateliê do artista; a presença do clássico em aspectos formais, como a importância dada ao desenho e a correção anatômica e em temas como as ninfas e as três graças; seus deslocamentos geográficos; e a sempre presente musa Joinville. A pesquisa caracteriza-se como básica, exploratória, qualitativa; tomando como fontes, as bibliografias sobre o artista em artigos, catálogos; mas igualmente entrevistas e vídeos com seus depoimentos; e selecionando com fontes documentais obras em desenho, pintura e escultura. A análise revelou que a obra de Juarez Machado combina elementos clássicos e modernos explorando sua interação com temas clássicos, contemporâneos e locais, enriquecendo o entendimento sobre sua produção artística.Dissertação Acesso aberto Nós - mulheres artistas nordestinas: a autobiogeografia para a construção de um lugar de pertencimento(2024) Souza, Geórgia MendesEsta pesquisa, partindo de uma perspectiva autobiogeográfica, investiga as rela ções entre memória, território e coletivo para criar um lugar de pertencimento para artistas visuais nordestinas. Utilizando a Autobiogeografia, de Manoela Rodrigues, e a noção de Oralimagens, de Francilene Silva, como ferramentas metodológicas, busco trançar teorias decoloniais e feministas, propondo reflexões sobre as histó rias e práticas de artistas nordestinas. Este estudo nasce de uma problematização dos centros hegemônicos da arte, abordando as ausências das artistas visuais nordestinas na História da Arte, destacando a necessidade de reconhecê-las no cenário das artes visuais no Brasil, pois, além das opressões de gênero, elas também enfrentam assimetrias regionais impactadas pela hegemonia da região Sudeste. Assim, alinhada com as pensadoras decoloniais Silvia Rivera Cusicanqui, Gloria Anzaldúa e Lorena Cabnal, valorizo a história pessoal e as poéticas de artistas nordestinas como Gê Viana, Eliana Amorim, Simone Barreto, Maria Macêdo, Ana Lira e Rose Afefé. Por fim, ao entrelaçar-me com essas artistas, busco criar uma rede de diálogos onde emergem histórias e práticas artísticas, com o intuito de criar conexões e pertencimento para nós, mulheres artistas nordestinas. Destacando como a força e a urgência do elo entre mulheres em deslocamento são fundamentais para a construção de um lugar de cura, partilha e criação.Dissertação Acesso aberto O autoconhecimento para a profissão do músico no Brasil(2024) Lima, Karolina Santos deO autoconhecimento é o aprendizado que um indivíduo desenvolve a respeito de si mesmo de forma consciente e monitorada, conscientizando-se de experiências que refletem no próprio repertório comportamental aprendido. A presente pesquisa aborda o autoconhecimento como um princípio para o músico no exercício da sua profissão no Brasil. Para isso, a metodologia foi fundamentada a partir de bibliografias usando a técnica qualitativa. De acordo com pesquisas recentes, é visto que essa profissão é desafiadora no Brasil, tendo-se preocupações e inseguranças quanto às questões ocupacionais e financeiras. O autoconhecimento é eficaz para o bem-estar do ser humano e poderia ser explorado e relacionado aos músicos em contextos profissionais e ocupacionais. O principal objetivo desta pesquisa foi constatar de que modo o autoconhecimento pode contribuir no bem-estar psicológico, físico e emocional do músico. Como objetivos específicos, desenvolveram-se estratégias para construir novos repertórios comportamentais no intuito de beneficiá-los, considerando determinadas questões históricas, disciplinares e sociais no Brasil que refletem em concepções que podem presenciar ao exercer essa profissão. Os resultados apontam que a utilização do autoconhecimento para o músico no Brasil pode promover diferentes benefícios como o reconhecimento à aspectos históricos e sociais da própria profissão, desenvolver e aplicar estratégias para progredir na carreira, e novas reflexões a respeito de si enquanto músico. Sendo assim, sugere-se o prosseguimento de mais pesquisas nesse âmbito.Dissertação Acesso aberto Pieria(2024) Ribeiro, Bruna da SilvaA dissertação intitulada Pieria surge da minha própria pesquisa sobre mulheres-artistas que trabalham com autorretrato e pesquisa autobiográfica, que são meus objetos de interesse desde 2015. Por conta da pandemia do Covid-19, acabei passando muito tempo em casa, fazendo com que eu refletisse muito e que meu trabalho adentrasse cada vez mais a ideia da casa, lar e domesticidade, e então a partir de memórias da minha casa de infância, relacionei esses conceitos com alguns trabalhos já produzidos anteriormente ao mestrado e outros que fui realizando dentro do período da pesquisa. Durante todo esse percurso, também realizei a escrita de um diário, contendo elementos que serviram para a reflexão, conceituação, inquietação sobre tudo que aconteceu durante todos esses meses. Nessa dissertação, realizo uma conversa direta com quem me lê, fazendo um convite para que a pessoa me conheça enquanto mulher, artista e musa e também que faça uma visita mediada em minha casa de infância. Essa pesquisa aconteceu o tempo inteiro em diálogo com mulheres que me são referências teóricas, artísticas, pessoais, mas acima de tudo afetivas e a partir delas e também de meu próprio trabalho, faço esse diálogo direto e íntimo com quem me lê.Tese Acesso aberto Por um teatro para esperançar em tempos de pós-democracia: o diálogo entre práticas boaleanas e brechtianas(2024) Walger, Eduardo VieiraPode a costura entre as linhas cênicas pensadas por Bertolt Brecht e Augusto Boal servir como instrumento artístico e político no remendo da atual democracia de farrapos, para que as pessoas não sejam somente chamadas a obedecer, e sim, efetivamente, chamadas a participar? Esta é a questão levantada aqui. A tese investiga o conceito de pós-democracia de Colin Crouch (2004) e Rubens Casara(2018). A primeira parte examina como o modelo neoliberal se impôs como padrão às democracias, a levar ao máximo o capitalismo. Nesta realidade global, as pessoas são cada vez mais objetificadas e chamadas somente obedecer. Tornam se cada vez mais afastadas e indiferentes ao sistema político. Situação desejada pelos detentores do poder, pois assim podem impor a realidade que desejam para o mundo. Dessa questão, parte-se à análise do teatro como espaço político. No que toca Brecht, investiga-se Peças Didáticas e elementos épicos, mais especificamente o texto Aquele Que Diz Sim e Aquele Que Diz Não. Por sua vez, o Teatro do Oprimido (TO), sistematizados por Boal, potencializa a experiência democrática ao se entrelaçar com os elementos teatrais de Brecht. Com este estudo somado à prática deste autor, verificou-se duas abordagens cênicas possíveis: 1) uma peça foro-didática; 2) uma fórum-performance. A análise de tais propostas, além da asserção de um material de revisão, possui um caráter auto-etnográfico, pois examina as experiências (como diretor, ator e instrutor) e parte da autobiografia do pesquisador. A delimitação do percurso auto-etnográfico alcança a atuação do investigador como instrutor de artes cênicas no Município de Pinhais, Estado do Paraná, bem como sua participação como performer e oficineiro no 6to Encuentro Latinoamericano de Teatro del Oprimido, na cidade Atlixco, no México. Espera-se como resultado contribuir nas áreas da pedagogia do teatro e teatro na comunidade, com uma proposta de apoio e diálogo aos estudos dos que pensam nas artes cênicas como mecanismo capaz de instigar as transformações necessárias – como linhas de um Teatro da Esperança – para a construção de espaços efetivamente democráticos.Dissertação Acesso aberto Práticas posithivas: um levante de artistas que vivem com HIV/aids nas artes da cena(2024) Faria, Emanoel AparecidaEste trabalho busca identificar as potências artísticas do processo formativo do Ciclo de Polinização da Coletiva Loka de Efavirenz e do processo artístico da peça-palestra A Doença do Outro, de Ronaldo Serruya, na construção de contranarrativas do hiv/aids na atualidade. Utilizando a bricolagem, método que busca responder às questões da pesquisa utilizando ferramentas diversas, e a cartografia, método de acompanhamento e invenção de dados, como métodos de análise. As obras serão examinadas sob a perspectiva da Posithividade Artística (PA+), que, diferentemente da Positividade de Foucault (2012) e da estética do fracasso de Colling (2021), emerge da interação entre poder disciplinador e resistência criativa, resultando em uma outra forma de poder vivo e ressignificado. Para isso, a pesquisa investiga dados históricos, bibliográficos e imagéticos sobre a epidemia de aids no Brasil, buscando compreender como as narrativas médico-patológico-midiático-jurídicas foram construídas e como ainda influenciam o imaginário social. Segundo Fonseca (2020), o corpo posithivo, carregado de necrometáforas (metáforas de morte) e belicometáforas (metáforas de guerra), permanece estigmatizado, funcionando como um corpo-arquivo da epidemia. Neste contexto, propõe-se o corpo-testemunha nas artes cênicas como um posicionamento ético-político para romper com o corpo-arquivo. As Práticas Posithivas, definidas como práticas artísticas e educativas com potencial para desconstruir discursos estigmatizantes, são destacadas como um meio de ressignificar histórias pessoais e coletivas de pessoas vivendo com hiv/aids (PVHA). Espera-se que o ato testemunhal no contexto artístico promova engajamento e rede de afetos para PVHA para que se possam se reconhecer enquanto sujeitos, rompendo o silêncio imposto por décadas de estigma e discriminação.Dissertação Acesso aberto “Sobre PerFormar” A performance no contexto escolar: conhecendo Eleonora Fabião e Marina Abramović nas aulas de Arte(2024) Dulz, Evelisa de Moraes“Sobre PerFormar” é uma proposta pedagógica que visa tratar a experiência da performance no contexto escolar. Procurando abordar as especificidades do processo criativo em performance juntamente com as subjetividades da experiência artística por meio do trabalho performativo de duas artistas mulheres: Eleonora Fabião e Marina Abramović. Nessa proposta pedagógica é possível abordar questões associadas ao corpo e a experiência, estamos lidando com aspectos profundamente pessoais e subjetivos que exigem sensibilidade, respeito e valorização por parte dos docentes em Arte. Para que a proposta pedagógica seja efetiva, tenho como principal referencial artístico, as performances “Converso sobre qualquer assunto” de Eleonora Fabião e “The Artist is presente” de Marina Abramović. Considerando ser eficaz a associação das duas performances, às proposições didáticas apresentadas nos ciclos de aprendizagem, é proposta uma reflexão teórico-prática sobre performance art no âmbito da Educação básica.